Treinamento parental: limites, sim ou não?

Sim! O limite é estruturante para a personalidade, dá segurança para a criança, promove o amadurecimento, ajuda no desenvolvimento da capacidade empática, aumenta a capacidade de autorregulação, desenvolve a capacidade de adiar a satisfação. 

O mundo impõe limites e, se a criança não souber lidar com isso, vai sofrer consequências.

É importante explicar o porquê do limite. Impô-lo sem justificar não promove a internalização da sua importância. Além disso, as crianças podem passar a ter o autoconceito abaixo da média e problemas de conduta.

Dar limites é…

Ensinar que os direitos são iguais para todos, é mostrar que algumas coisas devem ser feitas e outras não, mostrar que o mundo tem uma conotação social e não individual.

“Dizer ‘sim’ sempre que possível e ‘não’ sempre que necessário”

Dizer “sim” pode requerer diálogo, explicações, acordos e concessões de ambas as partes. Dizer “não” pode envolver empatia, conversas amorosas ou firmeza e imposição de consequências.

Dar limites não é…

Punir fisicamente (bater, espancar),

Negligenciar a vontade dos filhos, os filhos precisam ser respeitados, ouvidos e saber que têm suas necessidades próprias.

Por que não bater?

Bater ensinar a falta de controle do adulto. Se o adulto bate, é porque ele tem mais poder que a criança.

Passa a ideia de que a agressão física é normal e necessária, que os adultos não são confiáveis, que se pode fazer qualquer coisa para evitar palmada e que o comportamento agressivo é válido.

Dar ordens sem dizer o porquê é negligenciar.

É apenas impor a lei do mais forte, não é atender às necessidades reais da criança – muitas vezes isso significa negligenciar necessidades básicas, invadir a privacidade.

Consequências da falta de limite:

Descontrole emocional,

Não aceitação de frustrações,

Transtorno de conduta,

Déficit de concentração,

Baixo rendimento em todas as áreas de vida,

Desinteresse pelos estudos.

Clique aqui para conferir a terceira parte sobre o Treinamento de Pais.

× Agendar Consulta